quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Seminário online: Texto: Mediação pedagogica e o uso da tecnologia, MASSETTO.

Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônicas na sala de aula? Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto.



         A tecnologia no meio escolar se encontra atualmente longe do modelo ideal para potencializar o aprendizado dos alunos. No modelo atual de educação o aluno é visto apenas como um receptor de conteúdos, assim ele não busca o conhecimento e não desenvolve o poder de pesquisa e de avaliação criteriosa de conteúdos, aceitando somente o que lhe é imposto pelo educador.
         Em um processo ideal de educação, o professor deveria fornecer a mediação entre conteúdo e aluno, fazendo com que este procure seu conhecimento, provocando sua análise crítica.     Essa metodologia ajuda na criação de um aluno capaz de discernir a informação que chega até ele, e rompe com a educação bancária proposta por Freire.
        O aluno se torna agente de sua educação e das de seus colegas pela partilha da informação idealizada por tal metodologia. Ele se torna um co-responsável no processo educacional de todos os envolvidos. Dentro dessa perspectiva de “rede” as competições que são freqüentes nos modelos atuais tendem a diminuir consideravelmente. Tal conceito de cooperação já pode ser visto atualmente frente a novas tecnologias, como o conceito de nuvem, e aplicativos como, chats, fóruns de discussão e atualmente o Google Wave que propõe integração em tempo real de conteúdos editáveis por um determinado grupo.
        Quanto ao professor é importante ressaltar que seu lugar de conforto na posição de comando e detentor total do conteúdo para o aluno é rompido. Com essa mudança ele é levado a possuir um conhecimento maior para atender os questionamentos e direcionamentos que os alunos irão propor.
        Tal modelo também imprime uma mudança de atitude no educando que deve possuir a responsabilidade de buscar seus conhecimentos. Em ambos, educador e educando, há uma mudança significativa nas atitudes, pois a troca de experiências entre os envolvidos deve ser igualitária, e o professor será o ponto mediador do aprendizado.
       No caráter tecnológico, este deve estar ligado com os conteúdos programáticos que serão necessários para o aprendizado do aluno. O ensino ainda é direcionado, ele parte de conteúdos em comum para todos, mas a condução do processo passará por ferramentas e recursos tecnológicos que irão catalisar o aprendizado. Tais técnicas devem incentivar a participação dos alunos, aliando estratégias para atender as disparidades de aprendizagem de cada aluno envolvido no processo.
       Assim abertura de recursos digitais, hoje presente na sociedade de forma avassaladora, ajuda na formação de um indivíduo já preparado a usar recursos que ele estará envolvido durante sua vida profissional. Recursos como a internet que ajuda a busca de conhecimento e auxiliam na análise crítica de informações confiáveis e não confiáveis. Fóruns de discussão, possibilitam a troca de conhecimentos e soluções de dúvidas quase em tempo real. Vídeo conferências, para soluções de dúvidas. Recursos como áudio e vídeo, para visualização dos conteúdos de forma elucidativa. Todos formam uma gama de possibilidades aplicáveis para atuar no desenvolvimento dos alunos.

Um comentário:

  1. Gabriela,
    sem modéstias, fiquei muito feliz com o resultado de sua aprendizagem na disciplina.
    Parabéns, mesmo!!!
    Vc terá grande sucesso nesta área.
    abs. Sirléia

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