quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: REENGENHARIA DA SALA DE AULA


Ângelo de Moura Guimarães


Reinildes Dias

   A questão colocada aos educadores é de qual forma integrar essa nova maneira de pensar, e a realidade do espaço cibernético, e o desenvolvimento de conhecimento e saberes do aluno.
   Para resolver estas questões torna necessário oferecer caminhos e alternativas, sendo que o momento nos exige a preparação do aluno como meta na educação, e preparando o a saber pensar ecológica, sistemática e criticamente.
   Fazendo uma reflexão do fazer educativo com as novas formas de lidar com as tecnologias exigidas, e nesse ambiente de aprendizagem tenha como suporte as tecnologias da informática e da comunicação.
   A tecnologia só terá o efeito esperado se ela incorporar de forma adequada ao contexto de nossas ações educativas, a serem desenvolvidas e implementadas em ambientes de aprendizagem mediada por um professor qualificado.
   Como forma de metáfora para representar um ambiente de aprendizagem ampliando as dimensões educacionais e integrando com quatro tipo de metáfora, como a fogueira (informação), o poço d’água (conversa/interação), a caverna (conceitos) e a vida(contexto).
   A “fogueira” representa a capacidade humana de contar historias, a capacidade das historias que foram contadas por nossos ancestrais, chegaram ate nos, sendo uma sabedoria adquirida e acumulada durante muitos anos, pelo fato que geralmente esses momentos acontecem ao redor de uma fogueira.
   O “poço” e transformado em um lugar onde o homem passa a aprender com seus pares, com a necessidade de uma organização nasce o poço e cada um é tanto professor como aluno.
   O espaço das “caverna” coloca nossos ancestrais em sintonia com eles mesmos, permitindo assim uma introspecção especial.
   Já a “vida” surge a partir das necessidades do desenvolvimento de algum tipo de manufatura (ou estratégia) para aumentar as chances de sobrevivências futura, preparando o homem para enfrentar os desafios da vida cada vez mais complexos.
   Colocando esse quatros espaços dentro de uma sala de aula atual, classificaremos da seguinte forma:
   A fogueira estará em primeiro lugar no pódio, pois há uma preocupação excessiva com transmissão da informação. O poço d’água e vivenciado no recreio, no café ou na cantina, e algumas vezes nos trabalhos de grupo. A caverna só aparece nos momentos das provas, sendo obrigação do aluno estudar para prova e fazer a introspecção necessária. Sendo que a descontextualizarão dos assuntos escolares, presente em muitas das nossas praticas educativas, faz com que a metáfora da vida não seja reproduzida nos ambientes de sala de aula. Levando o aluno a organizar seus conhecimentos de maneira fragmentada, produzindo, como conseqüência, inflexibilidade (meta) cognitiva, afetiva e social.
   Esse modelo sugerido, entretanto, centra atenção especial á integração dos quatros espaços a um fazer educativo, orientando o aluno para o futuro que o aguarda.
   Outro aspecto a ressaltar é que as incorporações da tecnologia pela tecnologia não garantem a variedade requerida na sala de aula venha a ser conseguida. Tendo a necessidade de uma postura firme, tanto do professor quanto do aluno, para tentar aumentar a variedade e a diversidade das ações educativas, usando a tecnologia como suporte, podendo provocar mudanças necessárias no cenário educacional.







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