quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Projeto de Informática: Site de Pesquisa Google Maps, como forma de interagir e obter a compreensão dos alunos com o Espaço Geográfico da sua comunidade.

Grupo:Fernanda Araújo
          Olgária
          Luciene
          Núbia Frois
          Nathália Domingos
         Gabriela Marra
         Clarissa Gontijo
         Débora Caroba

Projeto de Informática: Site de Pesquisa Google Maps, como forma de interagir e obter a compreensão dos alunos com o Espaço Geográfico da sua comunidade.


Introdução
É preciso integrar uma nova forma de pensar, impulsionada pela realidade do espaço cibernético, que contribua para o desenvolvimento do aluno. Como despertar o interesse desse aluno que está diante de novos textos, novas leituras, novas escritas? Como trabalhar com esse aluno em sala de aula, sem um ensino globalizante, sem se utilizar de suas experiências sócio-culturais?
Pensando nesses aspectos, é que se torna necessário inserir no processo de apresentação e construção de projetos, a utilização de recursos que já fazem parte da vivência dos nossos alunos. E mais que isso, com um fazer educativo interdisciplinar, não fragmentado por compartimentos das disciplinas, mas que integra várias possibilidades de discussão e análises.
Explorar bem o imenso potencial das novas tecnologias, nas situações de ensino-aprendizagem, irá estimular o aluno a desenvolver habilidades intelectuais; busca de novas informações sobre um assunto, e de um maior número de relações entre as informações; como também possibilita a interação maior entre professor-aluno.
É dessa forma que o ensino, a apresentação de um projeto na escola, irá se tornar significativo, pois vai permitir uma troca de experiências, não isoladas. E o professor continua sendo um personagem principal como mantenedor de uma relação dialógica com os alunos e entre os alunos. Para exercer essa função ele precisa conhecer a nova linguagem, pois ela age como sistema mediador entre as pessoas, acompanhar os resultados e mediá-los na construção do conhecimento feito pelos alunos.

Tema
Este projeto apresenta o site de Pesquisa Google Maps, tendo como interesse obter a compreensão dos alunos sobre o Espaço Geográfico da sua comunidade.

Disciplina
Geografia e História.

Série
O público alvo abrange alunos matriculados no 1º e 2º ciclo da Educação Básica.

Justificativa
Os alunos poderão ter uma visão dinâmica do próprio bairro com as ferramentas e os recursos tecnológicos que o computador oferece. A relação existente entre o aluno e o computador se torna fundamental para alcançarmos tal objetivo. Com a nova tarefa o aprendiz tem a oportunidade de participar da construção do seu próprio conhecimento.
Com o programa Google Maps (disponibilizado na internet), e o Google Earth (disponibilizado em arquivo) os alunos poderão visualizar de uma maneira geral e especifica o lugar onde vivem, as ruas que fazem parte do seu bairro, pontos de referência, entre outros. Ambos os programas nos permitem visualizar os espaços existentes com bastante precisão e nitidez. Utilizando tais ferramentas temos o interesse de despertar nos educandos o hábito e o prazer da pesquisa.
As ferramentas escolhidas para o projeto permitem que os alunos descubram o local onde vivem e as diferenças entre o real e o virtual, podendo aplicar tais descobertas em suas disciplinas escolares, mais especificamente em Geografia e História.

Objetivos
Tendo em vista que conhecer o espaço no qual se está inserido é um fator determinante para compreender e planejar estratégias, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos uma visão mais dinâmica de sua própria comunidade, mostrando através da tecnologia como cada região vem se modificando histórica e tecnologicamente, ressaltando características que muitas vezes não são percebidas no nosso dia-a- dia.
Para favorecer seu processo de ensino aprendizagem e criar novas situações de aprendizagem, o computador se torna um importante instrumento pedagógico, juntamente com os serviços de pesquisas gratuitos “Google maps” e “Google earth”.
O objetivo central deste trabalho é transmitir de forma descontraída os conteúdos propostos nos livros didáticos de Geografia e História, fazendo sempre uma relação entre a teoria e a prática. Criando assim possibilidades para que o aluno construa seu próprio conhecimento.

Fases do Trabalho
O projeto será feito em etapas na qual o primeiro passo consiste em socializar o tema e as ferramentas escolhidas para o trabalho. A socialização será feita em sala de aula através de uma roda na qual os alunos terão a oportunidade de contar sobre o seu bairro, falar sobre o que conhecem, qual o trajeto é feito de casa até a escola, etc.

Após tal socialização, onde a professora tomará conhecimento de quais são os interesses dos alunos dentro daquele tema escolhido, será proposto o reconhecimento do bairro. Durante isso os alunos sairão da escola e farão uma breve caminhada pelo bairro, observando as ruas, os supermercados, as padarias, as farmácias e tudo aquilo que está em volta.
Durante este passeio é interessante que a professora passe informações sobre cada trecho observado, falar sobre mudanças que ocorreram naquele local, de como eram as ruas, se já existiram lojas por ali etc.
De volta à sala de aula, será solicitado aos alunos um esboço sobre o que viram, esboçar o trajeto ou de casa até a escola, ou da escola para um local no bairro que mais agradou a cada um. Este esboço, mais tarde, será refeito no paint do Windows. Durante a sua elaboração a professora poderá projetar para os alunos fotos do bairro, sejam elas antigas ou novas. Fotos que auxiliem na ilustração das histórias contadas aos alunos durante ao passeio. É interessante que a professora também faça o trabalho para dar mais incentivo aos alunos.
O próximo passo é levar os alunos ao laboratório de informática e apresentar para eles o Google maps. A professora deve mostrar de forma simples como usar as ferramentas que serão necessárias para o trabalho, em geral uma aula tende a ser suficiente. Conhecido o programa a professora orientará os alunos a digitar o seu endereço e o da escola e ver o caminho feito pelo Google maps, e compará-lo com o caminho feito com eles, questionando qual eles consideram melhor ou pior e por que.
Os alunos podem comparar o esboço feito por eles e o mapa no computador, vendo por onde passa cada caminho (se diferentes) o que eles desenharam de igual e o que eles, ou o programa, esqueceram. Terminada a atividade sobre o caminho de casa os alunos podem digitar outros endereços e ver o caminho de casa, ou da escola, para qualquer parte da cidade.
Futuramente, quando for realizada uma atividade de campo na escola, pode-se aplicar este recurso para que os alunos vejam o caminho que será feito da escola até o local da atividade de campo.
Finalizadas as discussões sobre o bairro no Google maps, é hora de registrar a atividade. Utilizando o Paint do Windows, programa utilizado para fazer desenho, ou outro similar, os alunos farão um novo desenho sobre o bairro, um novo mapa do bairro, utilizando as novas informações descobertas no Google maps. Os alunos podem, ainda, escrever um pequeno texto sobre o que eles acharam da atividade, o que eles aprenderam, o que acharam mais interessante, etc. Este texto pode ser escrito a mão, ou no editor de texto do Windows (Microsoft Word, Word pad, BR Office, etc.).

Avaliação
A avaliação será progressiva, no decorrer do trabalho, na medida em que for identificado o grau de desempenho e interesse dos alunos. Será avaliada a participação do aluno durante toda a realização do projeto.
Com a proposta de discutir questões com os alunos sobre a história do bairro, seu trajeto no bairro, da casa até a escola, promovendo com esses diálogos um processo dinâmico de aprendizagem, com as trocas de experiências de cada aluno. Sendo essa uma forma significativa de avaliar o conteúdo estudado.
Como finalização do trabalho, é sugerida uma produção textual, aonde os alunos expõem, com suas palavras, suas impressões sobre as atividades realizadas. Essa produção pode ser avaliada com notas de acordo com a distribuição de pontos da etapa. O desenho, mapa, final que será feito pelos alunos também pode ser avaliado da mesma forma.
Número de aulas
O presente projeto terá duração de um trimestre, o número de aulas para realização do mesmo acontecerá duas vezes por semana, a fim de dar uma seqüência para o que esta sendo observado e estudado.

Considerações Finais
Esperamos que esse projeto venha a ajudar as crianças a entenderem melhor o seu espaço, e que elas interajam mais com outros tipos de ferramentas além do papel e do lápis, despertando o interesse delas para formas de adquirir conhecimentos.

Referência Bibliográficas

CALVACANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de conhecimento. Campinas, SP. 1998.

COSCARELLI, Carla Viana. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Revista Presença Pedagógica. 1998

COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte, 2003

www.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário