quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Relatorio de Estágio

A visão da tecnologia em uma Instituição Pública, um relato de uma estagiaria em observação.

Na escola na qual tive a oportunidade de fazer meu estágio de observação com o intuído de ter um olhar direcionado para a formação do pedagogo em um espaço escolar.


Observei constantemente as instalações da escola e seu funcionamento e com isso consegui notar a ausência de um laboratório de informática para uso dos alunos.


Os únicos computadores que a escola possui se encontram na secretaria, na qual dividem espaço com outros departamentos, a coordenação e a direção. Apenas dois computadores são usados para vários funcionários, o que dificulta o fluxo de trabalho. Muito lentos e com a aparência de velhos, eles são chamados pelos funcionários de “uma carroça”, contém acesso à internet e ambos utilizavam a mesma impressora.


Nas imediações das escolas tinham outros tipos de aparelhos eletrônicos como: um som em cada sala, um som ambiente para toda a escola, uma televisão com DVD na sala da biblioteca.


Apesar de tal infra estrutura, os recursos didáticos que os professores usam são consideravelmente limitados, com pouca interferência da tecnologia, utilizando maneiras tradicionais como o giz.


A instituição é publica denominada: Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI, atende a educação infantil com cerca de 156 crianças na unidade de ensino. Com a proposta pedagógica voltada para a formação integral da criança, a escola almeja o desenvolvimento de sua autonomia. Os projetos pedagógicos priorizam o brincar e a proposta pedagógica da escola reconhece a criança como sujeito de direito, sendo assim possibilita que a criança vivencie situações que a estimulem a pensar, refletir, opinar, criar participar, conviver, relacionar e assim construir seu próprio conhecimento.


O que percebi da estrutura da escola é a falta de recurso e espaço para pode implantar um laboratório de informática que atenda as necessidades da criança, que nos dias de hoje precisam estar inseridas no mundo da informação pela importância do conhecimento que é necessário para o ingresso na vida profissional.


Mas acredito que a escola busca formas de melhorar a cada dia, e acredito na importância de se ter um laboratório de informática com computadores modernos e com profissionais qualificados que dominem e apliquem uma metodologia significativa para a aprendizagem da criança.

optei por não citar o nome da escola para preservar a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário