quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Como a informática pode ser usada na Geografia

Softwares educacionais

   Ao desenvolver programas de multimídia educacional, ter o conceito bem desenvolvido do que é aprendizagem.
   Enxergar a aprendizagem de uma forma mais ampla, o aprendiz já tem seus conhecimentos, os programas de multimídia vão acrescentar mais e o aprendizado pode se feito de outra forma, com o objetivo de ser um programa educacional e explorar a capacidade cognitiva dos usuários.
   Aprender envolve construção ativa e intencional do significado. Ao utilizar programas de multimídia, quando se explica a matéria, utilizar de exemplos e fazendo com que a criança possa colocar ele em prática em forma de exercício.     
   Exemplo: Uma criança que estuda cartografia em sala de aula e o professor utilizar de mapas virtuais para concretizar esse aprendizado. O ensino dessa forma se torna mais significativo.
   Ao aprender o aluno deve utilizar também seus conhecimentos prévios, para ter integração dos conhecimentos criando uma educação mais efetiva. Exemplificando: Ele pode utilizar sua casa, seu bairro e fazer o mapeamento dele e depois fazendo a comparação com o que o mapa virtual (Google Maps, Google Earth) mostra ou até mesmo fazer um croqui de sua casa em jogos de simuladores como The Sims. Assim ele estará mostrando suas habilidades e seus conhecimentos em cartografia e estará utilizando estratégias de pensamento e raciocínio.

No Paint o aluno podera fazer sua casa do seu jeito!

No the sims, ele pode explorar e fazer sua casa com os moveis dentro.


JÁ NO GOOGLE MAPS ELE PODE VER SUA CASA E SEU BAIRRO EM TEMPO REAL.

Esse conhecimento deve promover:

  • A exploração da inteligência do aluno.

  • Utilizar desde o começo os conhecimentos prévios dos alunos.

  • Obter objetivos significativos para a aprendizagem.

  • A aprendizagem deve se localizar em um contexto realista e significativo.

  • Ter a oportunidade de fazer a construção social do conhecimento.

  • Prestar atenção nas reflexões dos alunos, valorizando-os.

  • Fornecer feedbacks ricos e explicativos. O professor nunca pode esquecer de que um conhecimento adquirido em sala de aula deve sempre se relembrado para efetivar a aprendizagem.

  • Utilizar dos erros como uma oportunidade de aprendizagem

  • Mostrar as diferenças individuais de interesse, conhecimento e habilidades.

  • Avaliar de forma significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário